Reabilitação Neuropsicológica
A Reabilitação Neuropsicológica é um processo no qual a pessoa trabalha em conjunto com o profissional, a fim de superar, reduzir e contornar as dificuldades cognitivas, relacionadas aos déficits ou alterações em atenção, memória, raciocínio, velocidade de processamento, processos de aprendizagem, etc. Uma pessoa considerada “normal” pode apresentar algumas alterações específicas, como por exemplo, dificuldade em manter a atenção em determinadas situações.
No entanto, pessoas que apresentam quadros neurológicos como epilepsia, traumatismo craniano, acidente vascular cerebral (AVC), transtorno bipolar, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), depressão, entre outros, podem ter um comprometimento cognitivo maior.
O processo de reabilitação neuropsicológica pode ser útil em todos os casos em que essas alterações aparecem. O programa foca nas necessidades individuais de cada participante. Alguns aspectos que podem ser trabalhados são:
- Autocontrole
- Memória operacional
- Planejamento
- Flexibilidade cognitiva e tomada de decisões
Melhorar as funções cognitivas apresenta vários benefícios. Os programas de intervenção são eficientes para melhorar o êxito pessoal, acadêmico, familiar e social, além das competências socioemocionais, e podem levar a mudanças nos circuitos cerebrais.